sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ENXAQUECA: CORTE O MAL PELA BOCA




A enxaqueca é “expert” em atrapalhar o dia a dia de quem convive com ela. É uma dor latejante que geralmente fica em um lado só da cabeça e pode levar a náuseas, vômito, dor nos olhos e outras coisas.

A raiz do problema? Ninguém sabe direito, mas o que os estudos mostram é que a tal da “vida moderna” tem muita influência (estresse, ansiedade, cansaço, mudanças de clima, iluminação inadequada, alimentação ruim, álcool e por aí vai). Mas a boa notícia é que a alimentação natural pode ajudar muito nessa. Olho nas dicas!


1 - SELÊNIO NA CABEÇA: esse é um antioxidante natural que ajuda a neutralizar os radicais livres e com isso mantém o sistema nervoso funcionando direitinho. Aí não tem como a enxaqueca chegar perto (e não só ela! O selênio também ajuda a prevenir o mal de Alzheimer e de Parkinson). Então, mãos à obra: aposte nas castanhas, no farelo de trigo e na semente de girassol.


2 - LINHAÇA: UM SANTO REMÉDIO: rica em ômega 3, ela é um antiinflamatório natural que ajuda a evitar a dilatação dos vasos sanguíneos que leva à dor latejante da enxaqueca.


3 - FUJA DOS DOCES, AÇÚCAR E ÁLCOOL: o excesso deles faz a glicose do sangue despencar (é a famosa hipoglicemia). E aí é um pulo para  os vasos de sangue da cabeça se dilatarem e a enxaqueca se instalar. Prefira alimentos integrais (frutas com casca, verduras e legumes in natura, arroz integral e outros grãos); eles têm mais nutrientes e energia para o cérebro funcionar melhor.


4 - FICAR SEM COMER? NEM PENSAR!: taí um erro que muita gente comete e nem se dá conta do quanto faz mal. Ficar mais do que 3 horas sem comer pode levar à hipoglicemia (aquela que a gente comentou agora há pouco), que é um prato cheio pra enxaqueca chegar. Coma a cada 3 horas (sempre com qualidade e moderação).


5- ASPARTAME: MELHOR PASSAR LONGE: isso porque o excesso desse adoçante artificial pode levar à enxaqueca. Prefira o açúcar natural dos alimentos (como as frutas), ou opte por versões naturais de adoçantes (à base de stévia por exemplo), ou mesmo por um açúcar natural (mascavo ou mel) em pequena quantidade (só não use se tiver diabetes ou outra restrição a açúcares)


6 - APOSTE NO VERDE: espinafre, couve, agrião, rúcula... As folhas verdes escuras contêm magnésio, que dá uma ajuda na hora do fluxo de sangue correr livre, leve e solto pelo cérebro. Ele também tem ação relaxante e com isso ajuda a diminuir a dor. Amêndoas também são uma boa pedida!


7 - CHÁ DE HORTELÃ: essa erva é um santo analgésico e anti-inflamatório que ajuda a deixar a enxaqueca bem longe.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário