terça-feira, 21 de outubro de 2014

PORQUE COMER DE 3 EM 3 HORAS

O texto está em português de Portugal, mas é de fácil leitura e vale a pena!



Um dia tem 24 horas, se dormirmos 8 horas, sobram-nos 16 horas, para estarmos acordados durante o dia. Estudos recentes dizem-nos que: são necessárias em média 3 horas para o nosso organismo digerir cada refeição, e que os aminoácidos duram cerca de 3 horas na corrente sanguínea. Vamos fazer as contas: 6 refeições ao longo de 16 horas dá 2.7 horas, e 5 refeições ao longo de 16 horas dá 3.2 horas. Por isso a média tem de ser, cada refeição de 3 em 3 horas.

Fazer refeições de duas em duas horas, não está incorreto. Se por qualquer razão passado 2 horas já tiver fome, então coma, o importante é que não tenha fome. Às vezes também devido aos nossos horários temos mesmo que comer com distância de 2 horas da refeição anterior, para evitar ficar mais que 3 horas sem comer. Não tem que ficar preso as 3 horas entre refeições, podes comer passado 2 horas e meia da tua última refeição por exemplo, o importante é que não fiques mais que 3 horas sem comer.

7 razões porque deves comer de 3 em 3 horas:

Aumenta o teu metabolismo. Metabolismo é a quantidade de calorias que queimamos por dia. Se o nosso metabolismo for baixo, queimamos poucas calorias, se for alto queimamos muitas calorias. Então porque razão comer de 3 em 3 horas aumenta o teu metabolismo? Porque, cada vez que ingeres um alimento, o teu organismo terá de gastar energia para o digerir. Por essa razão cada vez que comes estás a queimar calorias.

Evita ataques de fome, isto porque quando ficas muitas horas sem comer, ficas cheio de fome, e a única coisa que queres fazer é comer, sem te importares se é comida saudável ou não. O que muitas vezes acontece é que acabas por comer doces ou comidas com muita gordura (que é o que geralmente grande parte dos cafés e bares tem para te vender).

Mantém os teus níveis de energia altos. No caso das pessoas que ficam muitas horas sem comer (como exemplo: caso muito comum de comer 3 vezes ao dia - pequeno almoço, almoço e jantar) , elas verificam muitas vezes situações de moleza e cansaço. Isto acontece porque os seus corpos ficaram privados de energia durante muito tempo. A importância da alimentação no nosso corpo   funciona mais ou menos como a importância do combustível para o automóvel, se não lhe damos combustível ele não anda e se lhe pomos um bom combustível ele fica mais potente. Por essa razão, para nos sentirmos com mais energia no nosso dia-a-dia, é importante comermos de 3 em 3 horas e dar ênfase a comida saudável. 

Evita a destruição dos músculos. O nosso corpo precisa de estar constantemente a receber aminoácidos (blocos construtores das proteínas), ou provenientes da alimentação ou dos nossos músculos.  Quando se come de 3 em 3 horas, o organismo está constantemente a receber nutrientes (aminoácidos) para os músculos, mantendo assim a nossa massa muscular. Ficando muitas horas sem comer o nosso organismo fica privado de receber os aminoácidos dos alimentos, então vai buscá-los aos nossos músculos, o nosso organismo entra assim no estado de catabolismo, ou seja, destruição muscular. As consequências que advêm disso são: um corpo flácido e um metabolismo baixo.

Melhor utilização dos nutrientes por parte do organismo. Ao alimentar constantemente o nosso corpo, provocamos um fluxo constante de nutrientes em doses mais pequenas no nosso organismo, comparando por exemplo com o programa habitual de 3 refeições ao dia. Isto porque desta forma (fazer 3 refeições ao dia) cada vez que comemos, comemos em exagero (devido a grande fome que temos), e consumimos mais energia do que a que precisamos, então como tal o organismo vai armazená-los. Essa energia a mais vai ser armazenada sobre a forma de gordura. Se comermos mais regularmente ao longo do dia, isso já não acontece.

Diminui a armazenamento de gordura. Comer de 3 em 3 horas vai evitar que o teu corpo desencadeie o mecanismo de sobrevivência, que vai provocar armazenamento de gordura. Para além disso comer frequentemente, faz diminuir a quantidade de calorias que se consome em cada uma das refeições, fazendo com que o organismo utilize toda a comida como energia, para continuar o dia, ao contrário do que acontece quando comemos poucas vezes ao dia. Quando ficamos muitas horas sem comer, depois temos tendência a comer mais do que o nosso corpo precisa, então o nosso organismo vai armazenar parte dessa comida sobre a forma de gordura, para quando mais tarde precisar.

5 TRUQUES PARA CONSEGUIRES COMER DE 3 EM 3 HORAS

1. Pensa como vai ser o teu dia de amanhã e onde vais estar: Prepara o teu dia de amanhã e assim não terás de ficar mais de 3 horas sem comer, ou sentir-te na necessidade de ir ao bar mais perto e fazer más opções. Basta só te levantares 5 a 10 minutos mais cedo e prepara todas as refeições para o teu dia (meio da manhã, almoço, meio da tarde 1 e meio da tarde 2)

2. Marca uma hora para cada refeição e cumpre: Assim já consegues orientar o teu dia face as horas das tuas refeições e dificilmente as saltas. Chegando a hora marcada, deixas o que estás a fazer e vais comer. Se for necessário coloca um alarme no teu telefone para te lembrares que está na hora de comer.

3. Cozinha a tua comida na noite anterior para o dia seguinte: Não é difícil fazer isto. Quando estás a fazer o Jantar, guarda já uma parte para o teu almoço de amanhã. E prepara depois as pequenas refeições para o dia. Estas são mais simples porque podem por exemplo ser só uma torrada integral, com uma fatia de fiambre de peru com uma maça, ou um iogurte magro com uma sandes de pão de centeio com uma ou duas fatias de fiambre magro (peru ou frango) e uma ou duas fatias de queijo fresco magro.

4. Cozinha em grandes quantidades: Outra forma de poupares imenso tempo, é cozinhares em grandes quantidades para 3 a 4 dias. Coloca a comida no frigorífico ou até mesmo no congelador, para se manter fresca e não se estragar. Com esta táctica, só precisas de reservar dois dias na tua semana para cozinhar. Um deles pode ser o Domingo e outro a meio da semana.

5. Prepara as tuas refeições quando vais viajar: Existem muitas pessoas que por motivos profissionais, passam muito tempo a andar de carro ou de avião e como tal acabam muitas vezes por saltar refeições ou comer “porcaria”. De facto isso não é desculpa para não nos alimentarmos bem. Nesses casos, quando sabemos que no próximo dia vamos estar muitas horas em viagem, preparamos as nossas refeições para comer em viagem. Um exemplo de um almoço ou jantar saudável, fácil de preparar, transportar e comer é: uma sandes de pão integral ou centeio com bocados de frango desfiados, claras de ovo cozidas, umas folhas de alface e uma maça para a sobremesa. Esta é uma refeição simples e bastante nutritiva.

Para poderes levar todas as refeições contigo utiliza pequenas lancheiras para colocares a comida.  Para evitar que os alimentos se estraguem e para os manter frescos, coloca-os no frigorífico do teu local de trabalho. Se não tiveres frigorifico, poderás colocá-los em pequenos sacos ou bolsas térmicas com um acumulador térmico, para manter os alimentos frescos. Desta forma consegues comer melhor por muito mais barato.

Fonte: Pesocerto

Nenhum comentário:

Postar um comentário