sábado, 17 de fevereiro de 2018

REMÉDIOS CASEIROS PARA O NERVOSISMO






Muitos alimentos e bebidas são considerados como “antinervos”. Alguns deles são:

Beber uma xícara de suco de laranja com duas colheradas de mel e uma de noz moscada.
Ralar duas cebolas e misturar com duas xícaras de aipo picado. Comer como salada junto com outros ingredientes.

Embeber umas 15 amêndoas em água por toda a noite. Descascá-las e fazer uma pasta com uma colher de noz moscada e uma pitada de gengibre. Ingerir antes de ir dormir.

Consumir alface em saladas, junto com azeite de oliva, principalmente para o jantar. Muitos consomem também o suco de alface, fervendo algumas folhas.



Ervas e plantas para o nervosismo

Ginseng: atacam a depressão e reduzem o estresse. Reforça de maneira natural o sistema nervoso.

Erva de São João ou Hipérico: é um tônico reparador do sistema nervoso, sendo útil para os tratamentos para depressão. Consumir uma colher de flores trituradas duas vezes por dia.

Borragem: serve para equilibrar o excesso de hormônios que são produzidos pelo estresse. Beber uma infusão realizada com uma colher de folhas secas por xícara de água.

Valeriana: uma das mais conhecidas ervas para os nervos, assim como também para reduzir palpitações, espasmos, insônia e estresse. Beber uma infusão de 15 g da raiz da planta diariamente.

Ulmária: seu aroma possui propriedades sedativas e calmantes para os nervos. Beber um chá com duas colheres de sua flor por xícara de água depois das refeições.

Cardamomo: é utilizado para diferentes estados nervosos. É colocado no chá ou em sobremesas. Também é utilizado para o café, este não é recomendado para aqueles que sofrem com o nervosismo.

Boldo: possui efeitos sedativos e calmantes. Beber uma infusão com 2,5 g de folhas secas por 100 mL de água, antes de ir dormir.

Alfavaca: tranquiliza e reforça o sistema nervoso. Beber uma infusão de uma colher de folhas secas por xícara de água, depois das refeições principais.

Passiflora (ou flor de maracujá): ideal para os casos de insônia e para acalmar os nervos por exigências do trabalho, provas, etc. beber duas xícaras por dia de uma infusão feita com algumas colheres da planta seca e meio litro de água.

Melissa: excelente para as alterações do sistema nervoso. Beber uma xícara feita com um punhado de folhas secas e água fervendo, três vezes por dia.

Manjerona: possui efeito sedativo, por isso é utilizado para o estresse, o nervosismo e a insônia. Beber três xícaras por dia de chá, cada uma feita com 5 g de folhas secas e água fervendo.

Tratamento e prevenção do nervosismo

Além de aproveitar as virtudes dos remédios caseiros para o nervosismo, é bom também realizar atividades relaxantes, como tomar um banho de imersão, tomar um tempo para descansar de tudo e de todos, praticar yoga ou fazer meditação. Ou simplesmente, sentar na grama com os olhos fechados e prestar atenção unicamente à respiração. Ler um livro de autoajuda, desfrutar de uma sessão de massagens, escutar música instrumental ou o som do mar, beber um chá ou olhar pela janela quando estiver chovendo, podem ser atividades relaxantes. Muitos proprietários de gatos indicam que sentar ao sofá com sua mascote no colo serve para acalmar os nervos e as preocupações (graças aos seus ronronados).

Aproveita as vantagens da aromaterapia para acalmar os nervos. A fragrância do óleo essencial de laranja é muito boa. Inale o vapor de água fervida com umas gotas do óleo. Também são bons os extratos de onagra, lavanda, melissa e flor de maracujá.

As ações preventivas para os nervos são a chave para evitar episódios graves.  O melhor o que você pode fazer é averiguar o que está causando essa sensação ou situação. Pensar em uma solução possível e se não existe nenhuma, então, deixar de se preocupar. Para poder se dar conta do inconveniente é preciso que a mente esteja livre, descansada e relaxada. Lembre-se que os nervos são uma resposta natural do corpo que indica que algo não está bem. Escute e observe os sinais que o organismo te dá.

Fonte: http://melhorcomsaude.com/remedios-caseiros-para-o-nervosismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário