sexta-feira, 23 de novembro de 2018

ESCOLHA MUITO BEM O QUE VAI COMER





Atualmente há uma infinidade de alternativas para a alimentação do dia-a-dia: desde sanduiches de fast foods, comida industrializada, comida de boteco, food trucks, restaurantes diversos, comida caseira, com carne, até a comida vegetariana, vegana etc.

Como escolher o que é realmente saudável? Tudo depende de uma lógica muito rápida: quase tudo o que é industrializado, embutido, enlatado, contém conservante ou corante ou estabilizante, açúcar, gordura ou sal em excesso, ou alguma química necessária para prolongar a vida útil do produto e, muito provavelmente, tudo isso junto e misturado.

É preciso ler os rótulos dos produtos, pesquisar e escolher muito bem o que vai consumir. Pesquisas comprovam que a quantidade de química utilizada na alimentação pode acarretar em vários distúrbios endocrinológicos, inclusive as disfunções da tireoide. Grandes quantidades de gordura no organismo podem levar às disfunções do fígado, problemas no coração e obesidade. Grandes quantidades de açúcar podem causar diabetes. E a lista não para por aí, mas nem sempre foi assim.

Então como foi que nos perdemos em relação à alimentação saudável? Com a industrialização e a necessidade de produção em larga escala, com a pressa em produzir mais rápido para vender mais e obter mais lucro. Antigamente, não tão longe assim, nossos bisavós e tataravós criavam os animais soltos no quintal, colhiam o que plantavam e os alimentos dificilmente eram considerados tóxicos. Aqueles que não tinham um pedaço de terra facilmente encontravam produtos frescos na vendinha da esquina.

Será que o que estamos comendo é alimento ou veneno? Até mesmo vegetarianos e veganos precisam tomar cuidado em relação aos legumes e verduras consumidos em função da grande quantidade de agrotóxicos utilizados livremente no Brasil. As recomendações dos especialistas incluem o investimento em orgânicos, ou seja, alimentos livres de agrotóxicos.

Avalie a origem do que você consome, cuide da limpeza e armazenamento dos alimentos, evite o excesso de química no seu corpo, mantenha-se hidratado e diminua a quantidade de gordura, açúcar, sal e tudo aquilo que pode ser prejudicial à sua saúde hoje e no futuro.

Escolher bem o que vai comer significa se respeitar, um gesto de amor consigo mesmo, uma tomada de consciência em relação ao que é saudável e uma boa dose de ponderação para manter a saúde na balança do equilíbrio.

Ficou com dúvidas? Isso é excelente! Pesquise mais, leia mais, se alimente melhor e procure um especialista em nutrição.

Por Beatriz Acampora


Nenhum comentário:

Postar um comentário